'Fui sacar, mas o dinheiro não saiu. E agora?'
A primeira coisa é verificar se o valor foi descontado da sua conta. Se não houve desconto do valor, sem problemas, é só fazer o saque novamente em outro caixa eletrônico. Mas se o valor foi descontado da sua conta e o dinheiro não saiu, presta atenção às seguintes dicas:
.
1.Quando o caixa eletrônico está dentro de uma agência e o saque é feito em horário comercial, procure um atendente junto com o comprovante da operação. Desta forma, um funcionário poderá dar início ao processo de estorno para reaver o saque o quanto antes.
.
2.Caso a transação tenha sido realizada fora do horário de funcionamento do banco, em uma agência, basta retornar a instituição durante o expediente, com um comprovante em mãos e procurar por um funcionário para reaver o prejuízo junto ao banco.
.
3.Na falta de um atendente, o mais importante é ligar imediatamente para o 0800 do seu banco para fazer a reclamação. Lembre-se de anotar o número do protocolo de atendimento, pois esse será um comprovante de que você entrou em contato e reclamou do problema. Caso o telefone não funcione ou você não conseguir falar com o atendente, a outra opção é reclamar diretamente com o Banco Central no telefone: 0800 979 2345.
.
Em último caso, a alternativa é procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. O ideal é que tenha um documento que ateste que no momento em que o saque não foi finalizado você efetivou uma reclamação. Sem qualquer comprovante do problema, mesmo com a presença de testemunhas, os órgãos de proteção ao consumidor terão dificuldades para resolver a questão.
.
*Segundo o Decreto 6523/08 da Federação Brasileira de Bancos, os bancos tem o prazo de até 5 dias úteis para solucionar o problema e devolver o dinheiro para o cliente. Se esse prazo não for cumprido, procure um profissional para tomar as devidas mediadas frente a instituição financeira.
*
FONTE: @reis.advogados
.
ÁBCA AMARAL ADVOCACIA OAB/PI 17486 (86) 9 9829 8932
2 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
Péssima orientação. Quando não existe transação, não existe comprovante. continuar lendo
Excelente orientação! continuar lendo