Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Crimes contra a honra nas redes sociais.

há 5 anos

Para alguns indivíduos o crescimento acelerado da internet é sinônimo de práticas delituosas, com o intuito de privilegiar-se com outros usuários.

.

Em tempos de tanta polarização nas redes sociais, um comentário que pode parecer inofensivo para quem escreve nem sempre é para quem lê.

. ⠀

O Código Penal (Lei n. 2.848/1940, artigos 138, 139 e 140) considera crime a violação da honra de uma pessoa. Portanto, quem é ofendido tem respaldo para ingressar com uma ação contra quem o ofendeu.

.

Calúnia, Difamação e Injúria são crimes contra a honra.

.

Calúnia: O crime está previsto no artigo 138 do Código Penal, e consiste em atribuir falsamente a alguém a autoria de um crime. Para que se configure a calúnia, é preciso que seja narrado publicamente um fato criminoso. Um exemplo seria expor, na internet, o nome e foto de uma pessoa como autor de um homicídio, sem ter provas disso.

.

Difamação: Prevista no artigo 139 do Código Penal, consiste em imputar a alguém um fato ofensivo a sua reputação, embora o fato não constitua crime, como ocorre com a calúnia. É o caso, por exemplo, de escrever ou compartilhar informações falsas contra alguém, ou até mesmo sobre uma empresa, na internet.

.

Injúria: prevista no artigo 140 do Código Penal. É um xingamento, atribuir a alguém qualidade negativa, não importa se falsa ou verdadeira, dizendo respeito à honra subjetiva da pessoa. Por exemplo: Um indivíduo xinga outro de "imbecil" em um comentário do Facebook.

  • Publicações20
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1164
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crimes-contra-a-honra-nas-redes-sociais/640531956

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 2 anos

Recurso - TJCE - Ação Homicídio Simples - Recurso em Sentido Estrito

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Art. 170

Rafael Couto, Advogado
Artigoshá 8 anos

Dos Crimes contra a Honra

RVS ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 5 anos

Crimes contra a honra.

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo 18. Difamação (Art. 139)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)